Para Agostinho a noção
de tempo só é iniciada a partir criação do mundo e aspecto como mutabilidade, seria
típico apenas de coisas temporais, portanto não seria uma característica
possível em Deus, uma vez que este era visto como um imutável e intemporal. Em
torno desta questão de temporalidade, Agostinho no livro XI de Confissões vai levantar a seguinte pergunta:
“ O que fazia Deus antes de criar o céu e a terra? ”, e responderá da seguinte
maneira: “[...]Não temo afirmar que, antes de criar antes de criardes o
céu e a terra, não fazíeis coisa alguma”. Em torno desta reposta, pode ser notado que pelo
fato de considerar que tempo foi dado somente a partir da criação e por
considerar que Deus é eterno, não teria como falar de um tempo anterior a
criação do mundo, uma vez que antes do mundo só existia Deus e este sendo
eterno estaria fora do movimento do tempo, portanto antes de criar o mundo Deus
não estaria fazendo “nada”. Outro sentido para esta pergunta estaria no
contexto de falar que não seria possível falar de um tempo anterior a criação,
pois Deus apresentando fora do tempo não poderia caber a questão de associá-lo
a temporalidade, * portanto onde não existia tempo. *. “[...] se antes da criação do céu e da terra
não havia tempo, para que perguntar o que fazíeis então? Não podia haver então,
onde não havia tempo. ” (Agostinho – Confissões Livro XI.)
Por Tiago Barreto Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário