A simbologia do Corvo e os Santos






PROFETA ELIAS 

Encontramos a imagem do corvo no Antigo Testamento, onde Deus pede para que Elias alimente da carne e pão que a ave iria lhe trazer  : “Vai para o oriente e esconde-te junto do ribeiro de Querite, num lugar a leste do sítio onde ele entra no rio Jordão. Bebe da água do ribeiro e come o que os corvos te trouxerem, porque mandei que eles te alimentassem. ”... Elias fez assim como o Senhor lhe mandara e foi viver para junto do ribeiro. Os corvos traziam-lhe pão e carne de manhã e de tarde; e bebia a água do rio.  (ELIAS 17,3-7)

SÃO VICENTE (DIÁCONO) ANO 304
 Foi um diácono que viveu em Zaragoza (Espanha). Este santo é citado pelo poeta Prudencio que conta a "Lenda" de sua história. São Vicente teria sofrido várias torturas, entre elas foi assado em uma grelha, teve também seu corpo esfregado contra pedaços de vidros quebrados e teve seu cadáver abandonado "ao léu", porém os corvos impediram que as pragas o devorassem. 

SÃO BENTO -  Ano 480-547
Fundou a ordem dos Beneditinos e retirou-se no Monte Cassino. Neste local, São Bento sempre alimentava um corvo que frequentemente o visitava. O corvo nas imagens de São Bento representa o livramento de um envenenado, que no caso trata de um pão envenenado que deram para que ele comesse. Percebendo que o pão era envenenado, Bento ordena que o corvo levasse o pão para longe de um lugar que pudesse ser encontrado.

SANTO EXPEDITO - Ano 303
No caso de Santo Expedito, a imagem do corvo não tem uma associação positiva como tem em relação ao profeta Elias, São Vicente (diácono) ou São Bento. O Corvo na imagem de Expedito tem uma associação negativa simbolizando, assim, a tentação do demônio. Na imagem o corvo traz em seu bico a palavras "CRAS" do latim que significa "Amanhã". Na história deste Santo, Conta-se   que este corvo aparecia para ele "gritando" cras, isto tratava-se da conversão de expedito que de acordo com as palavras do corvo deveria deixa-lá sempre para um amanhã. Na imagem é possível ver que Expedito carrega uma cruz escrita a palavra " HODIE" do latim que significa hoje, esta cruz com a palavra “Hodie” simboliza a vitória e a aceitação de Expedito que não quis mais deixar sua conversão para um amanhã. 


Texto por : Tiago Rocha - Blog Guerreiro da Cruz.


4 comentários:

  1. Senhor Ó divina luz Senhor Ó Divina Luz em vosso coração quero ficar o seu abraço de amor quero ganhar na paz jesus quero viver Oferecer a todos pela cruz Jesus Mistério inefávél de amor supremo minha vida quero a v´z oferecer Vem com A Mãe me visitar e fica comigo Cristo minha Paz.

    ResponderExcluir
  2. Satisfeita com as respostas obrigada.

    ResponderExcluir

Catholic Metal

Catholic Metal
Banda Rising Cross